Qual é a diferença entre um designer instrucional (ID) júnior ou designer instrucional sênior? É mais do que simplesmente ter mais conhecimento de princípios de design e teoria da aprendizagem!
Ao rever as listas de trabalho para DIs seniores, observei que algumas das habilidades adicionais que exigem a contratação de gerentes são os aspectos operacionais e de negócios de design instrucional incluindo:
-Trabalhar em colaboração com a equipe e em toda a empresa.
-Trabalhar em projetos com vários níveis de complexidade.
-Prestar serviços consultivos e de liderança.
-Contribuir para um ambiente de inovação e excelência global.
Essas habilidades não são apenas parte de um programa de pós-graduação
de design instrucional, mas são fundamentais para avançar para a parte
superior do campo. Neste artigo, eu gostaria de oferecer algumas dicas sobre
como desenvolver essas habilidades de negócios, especificamente no que se refere ao design instrucional.
Colaboração
A colaboração é fundamental para a criação de um programa de aprendizagem estelar. A cultura do design thinking – do brainstorming espontâneo, reuniões de stand-up rápido e polinização cruzada de idéias é ideal para a inovação. Organizações como Citrix, Proctor & Gamble, agência de publicidade McKinney, e outros têm criado espaços de trabalho abertos para que as equipes brainstorm. Estes espaços não convencionais, flexíveis podem conter assentos móveis e quadros, marcadores, cartazes, post-its, diversos gadgets para as mãos inquietas, papel de construção, giz de cera, e muito mais. Ambientes flexíveis para trabalhar de forma eficaz.
Equipes de Aprendizagem ao projeto são criativos e estão ansiosos para contribuir para um projeto o mais cedo possível no ciclo de vida. A DI júnior está em uma boa posição para definir o cenário para este tipo de colaboração e cultivá-la.
Projetos complexos
Os mais extensos projetos de e-learning têm um alto valor para a organização e um número elevado de alunos. Gestores ou designers instrucionais júniores devem assumir esses projetos e as suas tarefas complexas com um foco em resultados ao mesmo tempo em que devem atentar aos detalhes do projeto. Desta forma: as habilidades de comunicação eficazes são vitais.
Considere a criação de um campo, em que comunicam as suas soluções de aprendizagem propostas (depois de brainstorming da equipe é claro) com o seu supervisor, as partes interessadas e especialistas no assunto (PME). Incluir dados para apoiar suas idéias, bem como recursos visuais, mapas e protótipos que ajudam a explicar os conceitos criativos.Fornecer um mapa que mostra como a solução vai aumentar a motivação e como você vai medir a eficácia (por exemplo, testes de usabilidade, os pilotos, as observações). Pós-campo, recolher feedback e revisão. Colaboração é a melhor maneira para toda a equipe se sentir parte do projeto de forma a defini-lo para o sucesso.
Líder Consultivo
O que é um líder consultivo? Jim Hornikel, diretor de treinamento e desenvolvimento para Bold New Directions, afirma:
-Existem dois lados principais para esta prática: entrada e saída. Para ser consultivo convida a entrada. Você está ciente de que os membros da equipe têm muita experiência e conhecimento que, se você reuní-lo, você recebe muito mais informações para trabalhar com a tomada de suas decisões críticas. Um líder consultivo também consulta. Ou seja, você tem informações importantes para dar aos membros de sua equipe, e eles serão mais eficazes se tiverem a sua informação para trabalhar.
Designers instrucionais que apresentam liderança consultiva:
- Mantém o foco no bem maior, no aluno, e sobre a forma como o programa de aprendizagem irá ajudar a alcançar os objetivos de negócio da organização
- Desenvolvem relacionamentos com as partes interessadas, bem como as equipes de projeto internas
- Personificam um atitude pode-fazer e praticar resolução criativa de problemas
- Compartilham o que aprenderam com os outros através de mentoring formal ou informal
- Fazem perguntas importantes que ninguém mais faz
- Definem expectativas e fornecer papel clareza
Inovação
No Weejee Learning, nós gostamos de despertar nossas reuniões de brainstorming internas, perguntando: “Não seria maravilhoso se …?” Não seria incrível se a esta iniciativa foi impulsionada por conteúdo gerado pelo usuário? Não seria fantástico se pudéssemos construir uma campanha inteira em torno deste programa, incluindo vídeos filme-reboque e incentivos? Não seria maravilhoso se pudéssemos produzir um vídeo interativo? Não seria fantástico se nós criamos um de realidade aumentada jogo usando transmedia storytelling? As tecnologias de hoje permitem possibilidades ilimitadas para a inovação e diversão. Procure maneiras que você pode tornar o aprendizado envolvente. Olha, não só dentro da indústria de formação, mas também a outros campos, como a produção de filmes, música e publicidade. Seja curioso!
Fonte: Tracy Bissette
Fonte: ABRADI